Web Analytics

Ajustando a Taxa de Rejeição de um Site – Web Analytics

Olá pessoal, tudo bem? Bom, fazia tempo que não escrevia e resolvi retornar dando um panorama desse fim de semana em relação a meus estudos. Um dos clientes precisava fazer a integração do Data Layer do ecommerce para popular os dados no Google Analytics e a partir dai iniciei alguns estudos bem interessantes e pude aplicar no nosso próprio site.

Web Analytics

Atualizando os estudos de Web Analytics pelo Google Tag Manager do fim de semana:

– Monitoramento de quanto da página a pessoa rola com o scroll: 25%, 50%, 75% ou 100% e também em Pixels a distância. Podemos avaliar o interesse da pessoa que visitou determinada página, o quanto ela leu a mesma. Quem sabe se a pessoa que chegou a ler até 50% da página, não poderia entrar em uma segmentação a ser usada para ser impactada em campanha de mídia digital por exemplo? Tipo impactar pessoas que tiverem interesse em ler determinado artigo ou página. Fica a dica para um próximo estudo.

– Ajuste do Bounce Rate: muitas vezes a pessoa entra na Home e consegue encontrar alguma informação específica e sai da página, isso não deveria entrar na taxa de rejeição. Solução: Criação de evento de tempo mínimo onde a pessoa entra e da uma lida nas informações e encontra o que procura. Não podemos generalizar, o Google considera como Bounce Rate quando a pessoa entra na Home e não gera uma PageView, ou seja, quando não entra em outros links internos. Mas ela pode resolver o problema dela com um simples acesso a home e a maneira como resolvi isso foi disparando um evento de tempo mínimo de navegação. Você pode determinar um tempo entre 10 a 25 segundos por exemplo.

– Monitoramento de eventos de cliques (Ex: Adicionar no carrinho, Ler algum artigo do Blog e Cliques em gerais). Bem legal ter um relatório por cliques em botões diversos do site para saber como está sendo o engajamento em cada elemento de uma página.

Bem produtivo esses dias! Boa semana…

Sobre Eduardo Ponce

Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.

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