Números do IBOPE confirmam: Facebook vale a pena

Para saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. Isso tudo custou R$2,4 milhões.

Segundo último pesquisa IBOPE, as pessoas têm uma média diária de 03h:39 por dia de navegação na Web, é mais tempo do que os telespectadores passam em frente à TV. O Facebook é o mais acessado com 63,5% entre todos os sites. Nos finais de semana, essa média vai para 67%! O Facebook têm sido o principal meio para as pessoas se informarem com 30,8%. 47% têm acesso a internet de casa, 40% das pessoas já têm acesso mobile, esse número vai para 55% se considerarmos jovens entre 16 a 25 anos.

Pessoas escolarizadas acessam mais a internet de seus domícilios, trata-se de 84% dos respondentes com curso superior, contra apenas 20% daqueles que têm até a 4ª série.

A pesquisa nacional foi divulgada nesta sexta-feira 7/3/14 pelo ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social, Thomas Traumann.

Como observações principais, podemos apontar o expressivo crescimento da  internet como o meio de comunicação entre os brasileiros; um quarto da população já acessa a rede diariamente e com uma intensidade bem forte.

ranking dos cinco sites mais acessados depois do Facebook : Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e Youtube (4,9%). A televisão continua sendo a predileta entre os brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%).

75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente. O jornal impresso é que têm  maior credibilidade: 53% confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais.

O que podemos concluir pelo lado das mídias digitais? Todos continuam navegando no Facebook, tanto para buscar informações com 30,8% de todos os canais digitais ou até mesmo para uma simples navegação como parte de suas atividades diárias na web e vale a pena o investimento como um dos canais para um planejamento de Mídia Digital, pois estará divulgando sua empresa a uma  parcela expressiva de internautas brasileiros.

A maioria das pessoas do nosso circulo de amizade estão no Facebook. Tenho tido resultados de engajamento muito bons com o uso do Facebook como meio para as campanhas de midia digital e é impressionante o número de impressões, o alcance de pessoas e principalmente,  cliques, comentários ou compartilhamentos. Pelo Fcebook podemos contar uma história e ela se espalha, caso seja algo relevante. Podemor direcionar até mesmo para que o anúncio apareça para uma pessoa específica e única, temos essa possibilidade de por exemplo ter anúncios do tipo: “Bom dia Fulano de Tal…..”.

Enfim, pela potencialidade e diversidade da forma como podemos personalizar no setup para quem os anúncios sejam direcionados a targets específicos, pela possibilidade de acompanhamento e da implementação de alterações rápidas, pelos resultados já obtidos até aqui e somando-se aos números do IBOPE, o Facebook Ads é um formato que posso garantir como uma arma essencial para o sucesso de uma campanha digital.

Mídia Digital
Legenda: Pergunta – Qual site, blog ou rede social o(a) sr(a). costuma acessar mais de segunda a sexta-feira?
Base: entrevistados que usam internet. IBOPE FEV 2014

Inivista em Mídia Digital. Invista no Facebook Ads.

Confira a pesquisa completa do IBOPE de Fevereiro de 2014 nesse link.

Boa semana.

Sobre Eduardo Ponce

Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.

1 comentário

  1. Eduardo,

    Parabéns pelo artigo e competência na informação.
    Desconsidere comentário anterior. Foi sem querer.

    Isabel Maruska

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