Mídia Digital

Super Mídia Digital, “O salvador”

É comum na área de Estratégia Digital algumas empresas terem uma visão do trabalho do profissional de Mídia Digital como aquele que irá salvar toda um planejamento digital.

[box style=”2″]Sempre deixo claro para os clientes que a Mídia Digital por si só não consegue entregar os resultados esperados. É de extrema importância definir os KPI’s ou indicadores de desempenho da campanha digital e caminhar junto com outros elementos: site, conteúdo gerado etc.[/box]

Certa vez quando estava com um job de um grande colégio de BH, percebemos que a campanha tinha indicadores positivos de desempenho, mas nos deparamos com dois problemas:

[icon icon=”stop”] A Home do site tinha uma taxa de rejeição de quase 80%, ou seja, as pessoas entravam no site vindas do Google por exemplo ou através dos cliques das peças da campanha de Mídia Digital (Redes Sociais e Buscas) e saiam do site sem navegar por outros links da Home.

[icon icon=”stop”] A Home tinha excesso de informações e muitos banners, o que poderia estar deixando os visitantes um pouco confusos.

[icon icon=”new”] O ideal seria pausar a Campanha de Mídia Digital e restruturar o site, tornando o mesmo mais clean, organizado e com usabilidade e navegabilidade otimizados.

Isso tudo influencia nos resultados e não somente a campanha!

Resumindo, a campanha de Mídia Digital poderia ser a mais criativa, mas dificilmente o resultado seria alcançado por causa do gargalo citado acima.

[responsive]Mídia Digital[/responsive]Além desse tipo de problema, as vezes nos deparamos com plataformas engessadas onde não conseguimos implementar códigos vitais que são de acompanhamento de vendas, de pessoas que abandonaram o carrinho de compras ou de quem simplesmente enviou um contato ou preencheu um cadastro.

A empresa contratante às vezes têm na sua equipe pessoas que não conseguem auxiliar na implementação dos códigos inteligentes de direcionamento dos anúncios como o de Remarketing por exemplo. Isso influencia demais o desempenho da campanha!

Para fechar toda essa história, venho aqui dar meu ponto de vista! Após 16 anos de trabalho na área web, o profissional de Mídia Digital jamais será o Super Homem ou o salvador que vem para alavancar as vendas ou mudar todo o momento da empresa. Existem inúmeros fatores, além dos que citei, tais como:

[mini-icon icon=”remove”] Crise

[mini-icon icon=”remove”] Poder aquisitivo dos consumidores

[mini-icon icon=”remove”] Momento econômico

etc…

[pullquote align=”left or right”]Como profissionais da área podemos dar todo o direcionamento e visão global da estratégia digital para que suas metas possam se tornar cada vez mais uma realidade presente.[/pullquote]O importante é que as empresas tenham em mente que a Mídia Digital pode ser a maior fonte de aquisição de visitantes ou que gera engajamento com o conteúdo, mas se o cliente vai comprar, infelizmente ainda não temos uma “Bola de cristal” que mapeia conversões futuras, mas como profissionais da área podemos dar todo o direcionamento e visão global da estratégia digital para que suas metas possam se tornar cada vez mais uma realidade presente.

Sobre Eduardo Ponce

Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.

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