Como as pessoas usam a Rede Social?

Segundo pesquisa da IPG Media Lab e 140 Proof feita nos USA, 72% acreditam que determinada plataforma de Rede Social é melhor que outra em determinadas categorias.

De acordo com a comScore, 52% das pessoas online nos USA usa mais de uma Rede Social. Isso é importante na questão da escolha da melhor plataforma segundo a estratégia da sua empresa.

As pessoas não usam as diferentes plataformas para os mesmos objetivos. Temos diferentes tipos de pessoas, conteúdos e interesses.

Pessoas estão cada vez mais complexas e individualistas e têm um número muito grande de interesses próprios. Veja como as pessoas usam cada plataforma social conforme área de interesse:

O mais interessante dessa pesquisa foi como a mesma pessoa interage segundo sua prioridade no momento. Caso seja assuntos ligados à família e amigos, dão preferência ao Facebook, já para contatos profissionais, dão opção para o Linkedin e por ai vai. Veja:

Vale ficar atento para a Gestão de Conteúdo. As pessoas têm dado “unfollow” para aquelas páginas que não são relevantes. As marcas precisam ser relevantes para o lifestyle das pessoas.

E quanto aos anúncios? Temos o Facebook Ads por exemplo que busca a audiência em modelos baseados no “lookalike” e behavioral targeting onde a pessoa é localizada segundo seus interesses e características demográficas, mas o interessante é que as pessoas procuram por ADS que falam de seus interesses personalizados.

No Facebook Ads temos a possibilidade de justamente afunilar a segmentação cada vez mais segundo os interesses do target. Abaixo um exemplo de uma campanha que teve uma alta taxa de engajamento para o público de uma determinada marca. Somente as pessoas com essas características visualizaram os anúncios segmentados no setup da campanha. Logo após selecionar o perfil do target, o Facebook já nos fornece o público em potencial para ser alcançado. Boa probabilidade de realizar um tiro certeiro e atingir as pessoas certas.

Finalizando, 67% das pessoas têm feito novas contas em Apps através de seus perfis em Redes Sociais. Além de ser prático, da a possibilidade maior de interação com seus amigos.

Qual conclusão chegamos? Os profissionais de Marketing têm que identificar os interesses da sua audiência e fazer um planejamento estratégico da gestão de conteúdo que será fundamental para o engajamento com o target. É necessário estar atento às várias plataformas sociais e de analisar como o target interage em cada uma delas. Hoje é possível afunilar cada vez mais no perfil dos usuários e entregar desde anúncios relevantes como um conteúdo que esteja de acordo com o perfil do mesmo.

relatório do estudo pode ser acessado e baixado gratuitamente (em PDF, em inglês).

Temos um eficiente trabalho de Gestão de Redes Sociais que pode gerar resultados para sua empresa e engajamento para o seu target. Saiba mais sobre esse serviço clicando aqui!

Eduardo Ponce

Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.

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