O que é Tráfego?

Gestão de Tráfego

Não é Tráfico! Não trabalho com Drogas! Por favor rs!!! Muitas pessoas confundem Tráfico com Tráfego. Para entender a diferença basta ter assistido a série da Netflix NARCOS onde mostra a vida do TRAFICANTE de drogas Pablo Escobar. A definição de Tráfico pelo WIKIPEDIA: “Tráfico é de modo amplo a circulação de mercadorias em geral, e de modo mais estrito, o comércio ilícito, seja de entorpecentes, plantas, animais ou mesmo de humanos. O termo também se aplica ao transporte de seres humanos escravizados, já que nesses casos as pessoas são tratadas como meras mercadorias.” Ou seja, nada a ver com nosso trabalho como Gestor de TRÁFEGO.

Gestão de Tráfego
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Mas afinal o que é Gestão de Tráfego?

De maneira resumida, TRÁFEGO é como podemos chamar o alcance, visitas e visualizações que você recebe em uma página de vendas, em um site, perfil do Instagram, Página do Facebook, Blogs, Canal do Youtube, dentre outros.

Podemos dizer que é uma métrica ou como medimos o número de pessoas que chegam a esses canais. Temos Tráfego de Pedestres ou de Veículos, certo? No Universo Digital, seria Tráfego de Pessoas que chegam a um determinado canal digital.

O que faz o Profissional de Gestão de Tráfego?


Um Gestor de Tráfego será aquele Profissional que irá mapear primeiramente o objetivo de um JOB ou trabalho. Eu por exemplo tenho focado em dois tipos de Campanhas. 

O primeiro deles são Infoprodutos, Cursos da Hotmart onde o objetivo são vendas. Meu segundo tipo de Projeto que tenho focado muito são Ecommerces, onde também o Objetivo são as compras. Inclusive vivemos atualmente um período muito bom de venda de Cursos Online, pois na quarentena as pessoas passam maior parte do tempo em suas casas.

O Gestor de Tráfego deve garantir visibilidade do produto ou serviço, pois para que uma venda aconteça, os clientes precisam encontrar os serviços.

Tipos de Tráfego: Tráfego Orgânico

A princípio temos duas fontes de Tráfego: Orgânico e Pago. O Google por exemplo é uma fonte muito boa de Tráfego Orgânico através do sistemas de Buscas. É muito importante a implementação de Estratégias e Otimizações de SEO (Search Engine Optmization) para que uma página alcance as primeiras posições no Google, mas isso daria um artigo inteiro.

O Tráfego Orgânico é Gratuito, seria o alcance que um site ou canal consegue sem que precise ser feito Impulsionamento ou Mídia Paga. Quando o tráfego orgânico está alto, isso significa que a sua marca, produto ou serviço são conhecidos ou que está gerando conteúdo de valor. Para conseguir tal proeza é preciso fazer um trabalho de autoridade.

No Orgânico é fundamental aplicar as técnicas de SEO para que seja alcançado um nível ideal de ranqueamento nas ferramentas de Pesquisa como o Google por exemplo.

Gestão de Tráfego
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Tráfego Pago

Nesse tipo de Tráfego já entra Investimento em Mídia Digital para impulsionar os conteúdos de uma campanha. Segmenta-se um Público bem assertivo, são definidos as peças da campanha; imagens e textos; e implementado o SETUP; onde o Gestor de Tráfego irá montar toda a estrutura da Campanha. 

Os dois tipos de tráfego são muito importantes e na verdade um complementa o outro. No cenário ideal, uma empresa consegue vender pelos dois; buscas pelo Google através do Tráfego Orgânico e pelo Tráfego Pago que são vendas geradas através da Campanha de Facebook Ads.

O importante é gerar FLUXO de visitantes para um site ou página de vendas. Sem audiência não há venda. O aumento desse fluxo pode promover melhor posicionamento, engajamento, geração de leads e vendas!

Funil de Objetivos das Campanhas no Facebook Ads

TODO Gestor de Tráfego deve trabalhar seguindo as regras do Facebook. Não é atoa que na própria Plataforma já é organizado os objetivos de campanha por Categoria:

– RECONHECIMENTO

– CONSIDERAÇÃO

– CONVERSÃO

O Facebook criou um Funil de Vendas na Jornada do cliente, você precisa seguir essas etapas em CAMPANHASno Facebook ADS!

É importante você ficar consciente que os objetivos de campanha do Facebook criam um funil perfeito de vendas! Seu cliente precisa passar por cada uma dessas etapas. Seria a Jornada do Cliente. Você precisa ter em mente que existem pessoas que ainda não conhecem o produto ou serviço que você irá divulgar.

Como etapa 01, temos a fase de RECONHECIMENTO que é onde temos a Consciência do CLIENTE! Aqui são dois objetivos: Reconhecimento de MarcaAlcance.

Prosseguindo na Jornada do cliente, no meio do funil, temos a etapa de CONSIDERAÇÃO como por exemplo, aqui os objetivos que mais tenho utilizado são objetivos de Tráfego, Visualizações de VideoEnvolvimento com as Publicações.

Desses objetivos são criados um dos públicos que mais compram que são Públicos Personalizados.

Gestão de Tráfego
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Esse tipo de público são pessoas mais Engajadas no Instagram, pessoas que se envolveram com as publicações, pessoas que visualizaram 95% dos vídeos ou que simplesmente navegaram por um tempo no site.

Finalizando no fundo de funil ou etapa 03, temos os objetivos da etapa CONVERSÃO que já é uma DECISÃO, aquio cliente já esta consciente e já engajou com seus conteúdos! Nessa fase temos os principais objetivos de VENDAS que são ConversõesVendas de Catálogo.

Desenhe uma Estratégia que siga cada uma dessas 3 etapas. Seu cliente precisa ir caminhando pela Jornada do Funil de Objetivos do FACEBOOK ADS. O ideal seria pelo menos 3 campanhas considerando cada 1 dessas etapas conforme categoria de Objetivos.

Tráfego Direto

Quando o usuário digita o endereço da sua página na barra do navegador ou deixa o site na sessão de favoritos. Dessa forma a pessoa vai acessar de forma mais rápida e isso é considerado Tráfego Direto.

Esse tipo de visita pode ser recomendado por outros usuários, pesquisas, notícias, matérias em revistas ou jornais, rádio ou televisão por exemplo. Uma boa Assessoria de Imprensa pode ajudar muito nesse tipo de Tráfego.

Tráfego Social

Gestão de Tráfego
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Esse tipo de Fluxo de Visitantes é gerado a partir das Redes Sociais que compreendem Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, entre outras.

Primordialmente uma Boa Gestora de Conteúdo seria vital nesse tipo de Tráfego. Uma pessoa que consiga administrar uma boa pauta de conteúdo, geração de conteúdos de valor.

A partir do momento que você tem em mãos quem é seu Público, há uma maior facilidade da geração de um conteúdo que irá atrair seu público e de engajar os mesmos.

Primeiramente quanto mais detalhada for a Persona e melhor segmentada, maiores as chances de obter êxito.

O ideal é conhecer a fundo o seu público-alvo para entregar um conteúdo de valor para ele. Quanto maior a segmentação, maiores as chances de atrair e engajar seguidores para a sua marca.

Entregue conteúdo de valor, seja uma autoridade no Assunto, seja Consistente! Isso ajuda no Algoritmo das Redes Sociais para dar uma bombada no Alcance.

Sua mensagem precisa ser objetiva, clara e de valor. Ela precisa vir de encontro a dor do seu público e solucionar a mesma.

Gestão de Tráfego
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Tráfego de Referência

Quando seu site recebe uma indicação para acessar sua página. Geralmente esse tipo de Tráfego vêm por parcerias com Blogs, Portais etc. Os parceiros precisam ser da mesma área, pois dessa forma você terá visitas mais qualificadas já que o perfil da audiência é semelhante.

O Tráfego de referência ajuda na autoridade, o Google passa a perceber que seu site é relevante pois está sendo citado em outros portais ou sites da mesma área.

Dessa maneira uma forma interessante é o Guest Posting, um tipo de estratégia na qual um site convida outro para escrever no próprio canal.

Dessa forma se há um Guest Post publicado em um Blog por exemplo é possível inserir links para o seu site.

Inegavelmente é vital planejar estrategicamente o tipo de parceria, objetivo, canal de comunicação e a troca de conteúdo. Dessa forma, nesse tipo de estratégia as duas irão se beneficiar do fluxo de novas visitas e possíveis vendas ou captura de Leads dependendo do objetivo do Projeto.

Monitoramento

Gestão de Tráfego
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Muito importante o Gestor de Tráfego estar de olho nas campanhas ou acessos e fluxo nos canais dos projetos. Certamente o Google Analytics pode ajudar bastante.

Dessa maneira gosto de elaborar planilhas onde consigo monitorar número de visitantes, cliques nos anúncios, número de vendas e alguns outros dados muito importantes.

Surpreendente se a campanha ou projeto não está gerando vendas é o Gestor de Tráfego o profissional responsável a dar o alerta, reunir a equipe e ajudar a dar um norte na Estratégia Digital para que a campanha volte no rumo das Conversões.

Concluindo o Gestor de Tráfego deve ser capaz de avaliar se uma campanha está indo bem ou não e direcionar as equipes na geração do material que irá otimizar o fluxo de visitantes.

Considerações Finais

Certamente em termos gerais, esse Profissional é peça fundamental em qualquer Projeto do Universo Digital. Em resumo, ele será responsável por linkar toda a Estratégia Digital Elaborada ao target e com objetivo de trazer o mesmos para os canais do projeto.

Primordialmente ele também deve orientar e direcionar quanto ao engajamento do mesmo.

Resumidamente uma equipe mínima em campanhas de Ecommerce ou de Infoprodutos deve ter um designer, um copyrighter, um Gestor de Tráfego e um Estrategista.

Dessa forma para que sua empresa consiga vender ou capturar Leads, com um bom Gestor de Tráfego, a probabilidade desse objetivo ser alcançado é grande e vale a pena o Investimento nesse tipo de Profissional.

Sobre Eduardo Ponce

Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − um =