Fico muito empolgado quando me deparo com games ligados a algo que sou apaixonado, principalmente quando as regras mais básicas do Gamification estão envolvidas. A WSL – World Surf League criou um game chamado “Fantasy Surfing” no site deles, onde os apaixonados do Surf podem criar um grupo entre amigos e competir ao longo do ano. Fui convocado ao grupo “MinaSurf” onde temos alguns aficcionados pelo esporte por aqui em MG.
Vamos às regras e funcionamento do Game!
Me lembrei um pouco do Cartola! Nesse game em particular, você pode selecionar os atletas que pelo seu ponto de vista e avaliação terão o melhor desempenho nas etapas ao longo do ano. O legal é que as notas das respectivas baterias valerão pontos para sua equipe e já entre logo após a bateria. Estava acompanhando a estréia nessa madrugada, a etapa de “Quiksilver Pro Gold Coast” na Australia e logo após cada bateria, já podia ver minha pontuação.
[responsive][/responsive]
[box style=”2″]Ontem Filipe Toledo fez 14.36 na bateria dele, então vi que minha pontuação tinha aumentado em 14.36 no Fantasy.[/box]
Na hora da escolha dos surfistas da nossa equipe, eles são divididos nas seguintes categorias por “Níveis” (Tiers):
Masculino
Nível A: Escolha 2 surfistas de 1 – 8 no ranking
Nível B: Escolha 4 surfistas de 9 – 24 no ranking
Nível C: Escolha 2 surfistas de 25 – 34 no ranking
Feminino
Nível A: Escolha 1 surfista de 1 – 3 no ranking
Nível B: Escolha 2 surfistas de 4 – 12 no ranking
Nível C: Escolha 1 surfista de 13 – 17 no ranking
[responsive][/responsive]
Nem sempre os favoritos vão ganhar e ai que está a emoção do Gamification, vale a pena um estudo para antecipar possíveis zebras.
É uma opção bem divertida para acompanhar o campeonato ao longo do ano. O interessante é que a WSL irá fornecer alguns dados para avaliação e performance dos surfistas.
[responsive][/responsive]
Experiência da WSl para quem ama o esporte através de um Game onde além de acompanhar as etapas ao vivo, jogamos com nossos amigos. Uma referência de como implementar uma estratégia digital onde é gerada uma experiência muito legal com quem acompanha o Surf e é apaixonado pelo esporte.
Mais uma vez a dopamina sendo liberada, Gamification trazendo mais uma opção de como tornar a plataforma digital algo interessante gerando engajamento com seu público.