E a tal da Etiqueta Digital? Foi pro espaço.

foto_Sou apaixonado pelo comportamento humano e todos meus TCC’s foram na área de Marketing de Relacionamento onde a análise do perfil dos clientes, da sua psicologia, perfil social, da sua visão antropológica e do ser humano como um todo, pode trazer grandes benefícios para as empresas através da fidelização, mas isso é um outro assunto.

Tenho lido muitos artigos sobre o comportamento das pessoas nas Redes Sociais e um detalhe vêm me chamando a atenção. Antigamente, bem antes da internet chegar, era bem desagradável quando você passeava pela rua e se deparava com alguma pessoa conhecida e ela simplesmente passava direto sem cumprimentar (Isso acontece ainda! rs). Por que estou relembrando esse fato? Há algo acontecendo hoje em dia que é exatamente a mesma coisa, mas ela têm acontecido na área digital, mais especificamente no ambiente das Redes Sociais.

Hoje vejo algumas pessoas se deixando levar pela correria do dia a dia e se preocupando cada vez menos com detalhes sutis da vida. O Facebook têm uma funcionalidade que têm deixado exposto esse lado para algumas pessoas, o da visualização de mensagens e da falta de feedback. Se for algo sem propósito, tudo bem, mas isso têm acontecido quando o assunto é importante e direcionado para as pessoas especificamente. É simples, você envia uma mensagem, ela visualiza e tudo continua da mesma maneira, ela continua na sua rotina, “finge” que nada aconteceu e a vida segue.

Qual a diferença de você encontrar uma pessoa conhecida na rua, ela passar diretamente sem cumprimentar e de uma mensagem importante enviada, visualizada e sem feedback? NENHUMA.

Não podemos generalizar, pois algumas pessoas realmente estão ocupadas na hora e não podem dar um feedback, as vezes acham que você não merece uma resposta ou deixam pra responder mais tarde e simplesmente esquecem depois, mas na maioria das vezes, as mensagens exigem atitudes, ações e comprometimento e é mais cômodo visualizar a mensagem, passar como aquele que não recebeu ou leu a mensagem, mas o Facebook ja entregou: “Fulado de tal visualizou”. E agora José?

Resumo da Opéra, procure dar satisfação para aquelas mensagens que demandam uma resposta sua. Mesmo que não possa cumprir, deixe seu feedback. Nunca deixe a pessoa esperando sua resposta sabendo que ela está ciente que você já leu a mesma. Não se esqueça que o Facebook já te entregou. Mais um capítulo do comportamento humano na era das Redes Sociais.

Se puder, deixe sua opinião ou relato do que têm visto acontecer referente a esse assunto por favor. Feliz 2014 e até a próxima. Me desculpem se fui duro, mas e a Etiqueta Digital? Ah….essa foi pro espaço!

Sobre Eduardo Ponce

Profissional com 20 anos de Experiência no Marketing Digital, passando pelas principais agências de Publicidade de Belo Horizonte atendendo clientes de porte nacional e hoje focado na Gestão de Tráfego para Ecommerce e Lançamentos de Infoproduto. Hoje é responsável pela Gestão de Tráfego na Linha & Pedra Comunicação.

1 comentário

  1. Concordo!
    A era digital tem deixado as pessoas sem noção do que é ser gentil ou pelo menos educado!
    Isabel

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