Números do IBOPE confirmam: Facebook vale a pena

Para saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. Isso tudo custou R$2,4 milhões.

Segundo último pesquisa IBOPE, as pessoas têm uma média diária de 03h:39 por dia de navegação na Web, é mais tempo do que os telespectadores passam em frente à TV. O Facebook é o mais acessado com 63,5% entre todos os sites. Nos finais de semana, essa média vai para 67%! O Facebook têm sido o principal meio para as pessoas se informarem com 30,8%. 47% têm acesso a internet de casa, 40% das pessoas já têm acesso mobile, esse número vai para 55% se considerarmos jovens entre 16 a 25 anos.

Pessoas escolarizadas acessam mais a internet de seus domícilios, trata-se de 84% dos respondentes com curso superior, contra apenas 20% daqueles que têm até a 4ª série.

A pesquisa nacional foi divulgada nesta sexta-feira 7/3/14 pelo ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social, Thomas Traumann.

Como observações principais, podemos apontar o expressivo crescimento da  internet como o meio de comunicação entre os brasileiros; um quarto da população já acessa a rede diariamente e com uma intensidade bem forte.

ranking dos cinco sites mais acessados depois do Facebook : Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e Youtube (4,9%). A televisão continua sendo a predileta entre os brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%).

75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente. O jornal impresso é que têm  maior credibilidade: 53% confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais.

O que podemos concluir pelo lado das mídias digitais? Todos continuam navegando no Facebook, tanto para buscar informações com 30,8% de todos os canais digitais ou até mesmo para uma simples navegação como parte de suas atividades diárias na web e vale a pena o investimento como um dos canais para um planejamento de Mídia Digital, pois estará divulgando sua empresa a uma  parcela expressiva de internautas brasileiros.

A maioria das pessoas do nosso circulo de amizade estão no Facebook. Tenho tido resultados de engajamento muito bons com o uso do Facebook como meio para as campanhas de midia digital e é impressionante o número de impressões, o alcance de pessoas e principalmente,  cliques, comentários ou compartilhamentos. Pelo Fcebook podemos contar uma história e ela se espalha, caso seja algo relevante. Podemor direcionar até mesmo para que o anúncio apareça para uma pessoa específica e única, temos essa possibilidade de por exemplo ter anúncios do tipo: “Bom dia Fulano de Tal…..”.

Enfim, pela potencialidade e diversidade da forma como podemos personalizar no setup para quem os anúncios sejam direcionados a targets específicos, pela possibilidade de acompanhamento e da implementação de alterações rápidas, pelos resultados já obtidos até aqui e somando-se aos números do IBOPE, o Facebook Ads é um formato que posso garantir como uma arma essencial para o sucesso de uma campanha digital.

Mídia Digital

Legenda: Pergunta – Qual site, blog ou rede social o(a) sr(a). costuma acessar mais de segunda a sexta-feira?
Base: entrevistados que usam internet. IBOPE FEV 2014

Inivista em Mídia Digital. Invista no Facebook Ads.

Confira a pesquisa completa do IBOPE de Fevereiro de 2014 nesse link.

Boa semana.