Como as pessoas usam a Rede Social?

Segundo pesquisa da IPG Media Lab e 140 Proof feita nos USA, 72% acreditam que determinada plataforma de Rede Social é melhor que outra em determinadas categorias.Redes Sociais

De acordo com a comScore, 52% das pessoas online nos USA usa mais de uma Rede Social. Isso é importante na questão da escolha da melhor plataforma segundo a estratégia da sua empresa.

Redes Sociais

As pessoas não usam as diferentes plataformas para os mesmos objetivos. Temos diferentes tipos de pessoas, conteúdos e interesses.

Pessoas estão cada vez mais complexas e individualistas e têm um número muito grande de interesses próprios. Veja como as pessoas usam cada plataforma social conforme área de interesse:

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O mais interessante dessa pesquisa foi como a mesma pessoa interage segundo sua prioridade no momento. Caso seja assuntos ligados à família e amigos, dão preferência ao Facebook, já para contatos profissionais, dão opção para o Linkedin e por ai vai. Veja:

Redes Sociais

Vale ficar atento para a Gestão de Conteúdo. As pessoas têm dado “unfollow” para aquelas páginas que não são relevantes. As marcas precisam ser relevantes para o lifestyle das pessoas.

Redes Sociais

E quanto aos anúncios? Temos o Facebook Ads por exemplo que busca a audiência em modelos baseados no “lookalike” e behavioral targeting onde a pessoa é localizada segundo seus interesses e características demográficas, mas o interessante é que as pessoas procuram por ADS que falam de seus interesses personalizados.

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No Facebook Ads temos a possibilidade de justamente afunilar a segmentação cada vez mais segundo os interesses do target. Abaixo um exemplo de uma campanha que teve uma alta taxa de engajamento para o público de uma determinada marca. Somente as pessoas com essas características visualizaram os anúncios segmentados no setup da campanha. Logo após selecionar o perfil do target, o Facebook já nos fornece o público em potencial para ser alcançado. Boa probabilidade de realizar um tiro certeiro e atingir as pessoas certas.

Mídia Digital do Facebook Ads

Finalizando, 67% das pessoas têm feito novas contas em Apps através de seus perfis em Redes Sociais. Além de ser prático, da a possibilidade maior de interação com seus amigos.

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Qual conclusão chegamos? Os profissionais de Marketing têm que identificar os interesses da sua audiência e fazer um planejamento estratégico da gestão de conteúdo que será fundamental para o engajamento com o target. É necessário estar atento às várias plataformas sociais e de analisar como o target interage em cada uma delas. Hoje é possível afunilar cada vez mais no perfil dos usuários e entregar desde anúncios relevantes como um conteúdo que esteja de acordo com o perfil do mesmo.

relatório do estudo pode ser acessado e baixado gratuitamente (em PDF, em inglês).

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