Persona e Facebook, potencializando o engajamento

Hoje vamos falar um pouco da importância da criação de personas para alavancar conteúdos em uma Fanpage e potencializar os anúncios de Mídia Digital. Após bater o martelo com os clientes, entra o período do planejamento e um dos itens mais importantes é a construção da persona ou o perfil do target que será aquela pessoa típica a acompanhar seu conteúdo e engajar no mesmo.

Um dos benefícios principias das personas é que possibilita aproximar a equipe envolvida no projeto ao público-alvo. A criação da persona pode partir desde uma observação direta nos pontos de venda,  dos canais digitais da concorrência, entrevistas, focus group ou testes de usabilidade.

Na década de 80, a Apple desenhou modelos de computadores baseados numa persona chamada Steve (Jobs?), que gostava especialmente de produtos limpos, que funcionassem de maneira suave e eficiente. Steve posteriormente se corporificou na grande quantidade de aficcionados que aderiram ao Macintosh.

O Facebook oferece possibilidades infinitas para a criação de uma persona e testes de validação. Primeiro damos um nome onde há uma associação a uma pessoa real. A partir dai surgem as motivações e necessidades que são as características do usuário e o que leva ele a procurar o conteúdo de uma Fanpage ou clicar em um anúncio. No setup do Facebook Ads, podemos escolher por exemplo pelos tipos de interesse do usuário que vão desde o lifestyle como pessoas sedentas por academia, cinema, música até comportamentais. Há uma infinidade de atributos que o painel de controle nos oferece.

Facebook Ads

Temos comportamentos sociais comuns a alguns tipos de usuários que levaram ele a seguir uma fanpage, hábitos e preferências. Podemos selecionar aquelas pessoas que já curtiram uma fanpage por exemplo.

Facebook Ads

Um item bastante interessante são os fatores demográficos onde selecionamos desde sexo, faixa etária, ocupação, educação e outras características.

Facebook Ads

Concluindo, na elaboração do plano de mídia digital ou da gestão de conteúdo das Redes Sociais, esse passo é super importante pois vai direcionar a equipe de design e redação a elaborar material que busque um engajamento maior do target. Os relacionamentos entre personas e o canal digital ficam registrados em painéis completos estatísticos atualizados a todo tempo que indicam as motivações ou preferências com relação a algumas tendências, o que nos permite mudar o rumo ou linha de conteúdo a qualquer momento.