Mídia Digital x Busca Orgânica (SEO)

Uma empresa precisa definir qual canal investir para ter seu negócio divulgado na web. A mesma pode ir pela busca paga ou pela busca orgânica. Isso significa que ela pode decidir entre investir em canais como Facebook e Instagram com publicações impulsionadas ou em iniciar um trabalho que começa na otimização do site e vai até a gestão do conteúdo, que pode levar a empresa às primeiras posições do Google.

A Mídia Digital não ajuda um site a permanecer entre os primeiros na busca orgânica!

Uma empresa que procure se destacar no universo digital, precisa se preparar para alguns pontos importantes. Antes de tudo, deve ter um site que atenda pré-requisitos de usabilidade e navegabilidade. O site deve ser centrado no usuário, atender as expectativas do mesmo. Além de resolver o problema do usuário, estará sendo bem avaliado pelo algorítmo do Google (no momento da busca). O algorítimo do Google evoluiu bastante e hoje leva em consideração vários pontos no momento em que posiciona os sites na busca.

Yes, meu site está bem posicionado na web!

O Google precisa se certificar que os resultados de busca irão resolver o problema daquelas pessoas que fazem as pesquisas. Diante desse quadro, fatores como tempo de carregamento, qualidade e relevância do conteúdo, hierarquia das informações, qualidade das imagens, dentre alguns outros fatores, serão levados em consideração na busca.

Tem que ter paciência! Isso da trabalho…

O trabalho de SEO, otimização de busca, é um trabalho que demanda paciência e constante monitoramento. A gestão de conteúdo influencia muito. O site precisa demonstrar autoridade naquele assunto no qual está sendo falado,  se mostrar relevante e resolver o problema daquela pessoa que chegou até ali e a mesma precisa gastar um tempo no site, ele precisa manter a pessoa.

Enquanto os resultados de busca vão se consolidando, uma saída seria a Mídia Digital (impulsionamento de conteúdo em canais digitais), a mídia paga. As empresas têm um leque vasto nessa área e podem optar por alguns canais como busca paga pelo Google (Google AdWords), Rede Display do Google, Youtube, Facebook, Instagram, Programática, dentre outras. Tudo depende do objetivo inicial da empresa e o importante é que a mídia digital deve andar alinhada com o trabalho de otimização de busca.

Meu site não aparece nas buscas!

Calma! Esse trabalho demanda um tempo e muita paciência e é preciso dar um passo de cada vez.

Vou gastar muito com a Mídia Digital?

A vantagem da mídia digital é justamente essa, o custo benefício. Diante de outros canais de publicidade, é um investimento menor e principalmente onde a empresa pode acompanhar cada centavo em relação as atividades de engajamento com as peças e formatos da campanha. O interessante é que ela pode ser alterada a qualquer momento diante dos resultados.

Resumindo, as empresas devem estar atentas em relação a sua presença digital. Ser encontradas tanto na busca orgânica como na própria mídia digital e para isso, devem focar em conteúdo de qualidade e serem relevantes. Precisam ser uma autoridade digital no assunto em que atuam e o Google reconhece isso!