Mídia Digital não faz milagre, ou faz?

Boa noite pessoal! Confesso que andei um pouco sumido, muita correria, mas com várias novidades. Novos clientes, experiência e assuntos frescos. Vamos lá….pra variar, o assunto é mídia digital.

Mídia Digital não faz milagre

A Mídia Digital tem o papel de fazer a conexão, de ser o elo, a ponte entre o cliente e as empresas. Imagine a seguinte situação, a ponte poderia estar obstruída, em reforma, poderia estar em estado precário, sem segurança, desabando….perceberam que para o cliente atravessar a ponte, surgiram alguns elementos surpresas? Um bom profissional de Mídia Digital com bagagem em outras áreas dentro da estratégia digital é justamente esse cara que irá direcionar como a ponte deve ser reconstruída e ajustada para que os clientes passem e façam as conversões.

Já se vão 18 anos na área digital e de lá pra cá, passei por várias áreas dentro desse universo digital, desde web design a programador avançado de Flash, dentre outras e pude vivenciar várias etapas dentro de um processo de estratégia digital em clientes dos mais diversos portes.

Para que uma empresa alcance seus objetivos digitais, alguns fatores são fundamentais. Gosto de fazer comparações e ai vai mais uma. Uma loja física precisa ter uma vitrine atrativa, estacionamento fácil, promoções interessantes, atendimento bom, ambiente confortável e é claro, produtos ou serviços  de qualidade. Dessa maneira, juntando todos os fatores, a probabilidade para que uma venda de torne real é alta, certo?

No universo digital é a mesma coisa! A empresa deve antes de tudo, ter seus canais digitais estruturados e bem pensados. Um site com hierarquia de informações organizada, navegabilidade onde as pessoas encontrem as informações de maneira fácil e prática e alguns outros fatores. As redes sociais precisam ter conteúdo relevante ( texto e imagens). A base de emails precisa ser relevante, pessoas que realmente tem a ver com a empresa, enfim, são alguns fatores e sei que há muitos outros, mas para explicar o título deste post já é mais que suficiente. A Mídia Digital não faz milagre!

 

Mídia Digital

Me deparo com algumas empresas passando o boi na frente do carro. Diante de situações desfavoráveis, colocam em ação a mídia digital, como uma espécie de messias, um salvador, aquele profissional que em tempo recorde, irá alavancar a situação da empresa.

Mas ai que entram algumas perguntas!

As pessoas conhecem seu produto?

O site e as Redes Sociais da sua empresa falam a linguagem do target de uma forma humanizada?

Seu site ou aplicativo estão realmente otimizados? Eles ajuda os visitantes/users? Existe rejeição alta?

Poderia fazer outras perguntas, mas apenas com 3 perguntinhas básicas já podemos notar que para que uma empresa possa ter sucesso no cenário digital, ela deve cuidar de várias etapas e canais, antes de dar o disparo final com a Mídia Digital. A Mídia Digital precisa que o caminho seja preparado.

Namoro sem conquista

Um relacionamento, um namoro, uma paquera….. começa como? Primeiro um jogo de olhares, uma aproximação sutil, um papo agradável, confiança, flores, um convite e ai sim, entra a cantada matadora em cena e algo mais sério depois, o compromisso. E na estratégia digital é exatamente o mesmo caminho! Você atrai os olhares para seu produto através de um relacionamento, faz com que sua empresa possa ser parte do dia a dia do target, seja algo relacionado a um lifestyle, trabalha os sentimentos, se faz presente, da dicas, estabelece um diálogo e pouco a pouco, seu produto vai sendo conhecido e até que chega o grande dia, a proposta de venda. Tudo é uma conquista com base na confiança e é importante seguir cada etapa. Tem muita empresa começando de trás pra frente. : (

O Mídia Digital

Um bom profissional de Mídia Digital consegue enxergar todos esses pontos e gargalos e orientar tudo aquilo que possa otimizar todo o fluxo que irá gerar uma conversão, lead ou o objetivo principal que são as vendas. Não troque gato por lebre e muito cuidado com os sobrinhos!