E a tal da Etiqueta Digital? Foi pro espaço.

foto_Sou apaixonado pelo comportamento humano e todos meus TCC’s foram na área de Marketing de Relacionamento onde a análise do perfil dos clientes, da sua psicologia, perfil social, da sua visão antropológica e do ser humano como um todo, pode trazer grandes benefícios para as empresas através da fidelização, mas isso é um outro assunto.

Tenho lido muitos artigos sobre o comportamento das pessoas nas Redes Sociais e um detalhe vêm me chamando a atenção. Antigamente, bem antes da internet chegar, era bem desagradável quando você passeava pela rua e se deparava com alguma pessoa conhecida e ela simplesmente passava direto sem cumprimentar (Isso acontece ainda! rs). Por que estou relembrando esse fato? Há algo acontecendo hoje em dia que é exatamente a mesma coisa, mas ela têm acontecido na área digital, mais especificamente no ambiente das Redes Sociais.

Hoje vejo algumas pessoas se deixando levar pela correria do dia a dia e se preocupando cada vez menos com detalhes sutis da vida. O Facebook têm uma funcionalidade que têm deixado exposto esse lado para algumas pessoas, o da visualização de mensagens e da falta de feedback. Se for algo sem propósito, tudo bem, mas isso têm acontecido quando o assunto é importante e direcionado para as pessoas especificamente. É simples, você envia uma mensagem, ela visualiza e tudo continua da mesma maneira, ela continua na sua rotina, “finge” que nada aconteceu e a vida segue.

Qual a diferença de você encontrar uma pessoa conhecida na rua, ela passar diretamente sem cumprimentar e de uma mensagem importante enviada, visualizada e sem feedback? NENHUMA.

Não podemos generalizar, pois algumas pessoas realmente estão ocupadas na hora e não podem dar um feedback, as vezes acham que você não merece uma resposta ou deixam pra responder mais tarde e simplesmente esquecem depois, mas na maioria das vezes, as mensagens exigem atitudes, ações e comprometimento e é mais cômodo visualizar a mensagem, passar como aquele que não recebeu ou leu a mensagem, mas o Facebook ja entregou: “Fulado de tal visualizou”. E agora José?

Resumo da Opéra, procure dar satisfação para aquelas mensagens que demandam uma resposta sua. Mesmo que não possa cumprir, deixe seu feedback. Nunca deixe a pessoa esperando sua resposta sabendo que ela está ciente que você já leu a mesma. Não se esqueça que o Facebook já te entregou. Mais um capítulo do comportamento humano na era das Redes Sociais.

Se puder, deixe sua opinião ou relato do que têm visto acontecer referente a esse assunto por favor. Feliz 2014 e até a próxima. Me desculpem se fui duro, mas e a Etiqueta Digital? Ah….essa foi pro espaço!