Depois do clique

É inegável a importância que um bom trabalho de midia digital traz para uma empresa. Os resultados na maioria das vezes são bem positivos, pois aumentam o tráfego normal de um site ou de uma Fanpage  como nesse gráfico abaixo. Repare o momento que entra a campanha de midia digital no Face e consequentemente as visitas disparam através dos anúncios pagos.

Aumento de visitas na Fanpage com o início da campanha digital.

No Facebook há uma infinidade de métodos pelos quais podemos potencializar a afinidade para quem aquele anúncio será direcionado e impresso. Seja pela base de email dos clientes ou até mesmo pelo remarketing que se baseia na impressão de anúncios para as pessoas que já visitaram seu site. Podemos personalizar cada anúncio baseado nos interesses, faixa etária, localização, gostos e preferências. Como dizem meus colegas da área: “O que separa os meninos dos homens na área de midia digital é a personalização do anúncio.” O resultado é impressionante e para cada anúncio, parar, planejar e determinar qual o perfil daquela pessoa que irá visualizar seu anúncio.

Com posse de dados como o objetivo da campanha e perfil do target , costumo fazer o teste A/B com alguns setups diferenciados.  Através do monitoramento constante, consigo identificar qual o público têm um engajamento maior e qual anúncio está impactando mais e vou procedendo com as alterações e novos setups na medida que a campanha vai avançando.

E depois do clique?

Midia Digital é super importante, levando as pessoas até seu site, mas e depois? Se preocupou com uma Landing page atrativa? Com boa usabilidade? E a navegabilidade? Hierarquia de Informações? Tudo certinho!?

Fique atento no conjunto de fatores antes de investir apenas na midia digital. A conversão ou lead vêm pelo conjunto de uma série de fatores. Não veja a midia digital como a salvadora da pátria. Faça a midia digital, mas pense também na hora que o target chegar no seu site! Ele precisa de uma experiência inesquecível logo depois de clicar no anúncio e cair no site da sua empresa.

Uma dica super importante é ter pelo menos 2 landing pages para proceder com os testes e dessa maneira, ter em mãos dados para determinar qual a página mais efetiva e que melhor casa com os anúncios.

Midia Digital

Tenha 2 landing pages para fazer testes de performance.

Dica: Quando for investir em Midia Digital, se preocupe com o seu site também. Para você ter uma idéia dessa importância, o Google avalia a qualidade de destino em relação às informações e à experiência do target que busca algo no Google, vê o seu anúncio e depois do clique, encontra ou não aquilo que estava no anúncio.

Relevância, essa é a palavra-chave. O anúncio deve estar coerente e alinhado com o site e vice-versa. Pense na experiência e a torne agradável. Faça com que o target encontre o que procura de maneira fácil e organizada.

O cuidado com o planejamento em cada etapa na elaboração da campanha de midia digital deve seguir nas etapas posteriores, até que seja gerado um lead, uma conversão, um cadastro ou uma venda e logo depois temos mais uma etapa, mas isso é uma outra conversa.

Até a próxima!