Afinal, qual a definição de Gamification?

Muitas pessoas se confundem com o significado daquilo que venha a ser “Gamification”. Brian Burke da Gartner; grande empresa de tecnologia; redefiniu o termo de uma maneira diferente e isso gerou um buzz na área, ele definiu como “O uso de mecânicas de Jogos e experiências de design para digitalmente engajar e motivar as pessoas para atingir objetivos.” Ou seja, ele focou apenas na área digital!

Alguns elementos chave segundo Burke são:

  • Game mechanics (Mecânicas de Jogos) é o uso de elementos como pontos, badges e ranking que é bem comum em todos os jogos. Há outros elementos, mas esses são essenciais!
  • Experience design (Experiência de design) está relacionada com o caminho e etapas que o jogador se depara como por exemplo, a jogabilidade, usabilidade, o espaço e contexto em que o jogador está envolvido e a história na qual ele está inserido e a sequência na qual as coisas irão acontecendo.
  • Gamification é um método de Engajamento Digital das pessoas onde elas podem interagir com computadores, smartphones ou outros devices. É curioso que aqui ela interaje mais que pessoalmente com outras pessoas!
  • É preciso estabelecer metas, Objetivos, dividir por fases. E quando há um objetivo claro isso vêm a motivar as pessoas. Isso motiva elas e geralmente temos mudanças de comportamento, aumento da capacidade, aperfeiçoamento ou uma busca por algo novo.
  • Gamification foca em ajudar os jogadores a atingir esse objetivos. É bem interessante quando os objetivos dos jogos estão alinhados com o objetivo organizacional e as empresas atingem seus objetivos como consequência do desempenho dos seus funcionários “jogadores”.

A definição de Burke da Gartner definiu Gamification com ênfase no ambiente digital e corporativo, mas trouxe uma certa pôlemica.

O Wikipedia define da seguinte maneira: “Gamification é o uso do “Game Thinking” ou maneira como os jogadores pensam ao jogar e como as pessoas criam os jogos e também da aplicação da mecânica de jogos em contextos fora dos jogos convencionais para trazer engajamento dos usuários para resolver problemas.” Ou seja, seria um pouco diferente da definição de Burke pois se aplica a ambientes off-line também e a base seria para resolver problemas e não apenas para se atingir objetivos.

Segundo o Wikipedia, “Gamification is the use of game thinking and game mechanics in non-game contexts to engage users in solving problems.”

O que você pensa? Acredito numa aplicação tanto off como online também.

Já conhece esse case da Volkswagen com o projeto “The funtheory.com“? Através de aplicações inteligentes de Gamification, foram coletados 41Kg de lixo a mais que um dia normal. Veja:

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