5 Dicas de Sucesso para o Marketing Digital

O Marketing Digital torna-se vital frente ao cenário de alto custo de algumas ferramentas tradicionais de Marketing. O primeiro passo é sentar e colocar no papel o objetivo no qual você almeja, definir os indicadores de monitoramento do objetivo definido e dar um start no projeto. Para uma estratégia eficiente de Marketing Digital, podemos definir algumas dicas que consideramos essenciais. Vamos à elas.

5 Dicas de Sucesso para o Marketing Digital

1ª Dica: Sua empresa precisa ter um site que atenda a alguns requisitos básicos como usabilidade, a pessoa deve entrar e encontrar de maneira fácil as informações. Que mais o seu site prevista ter? Deve ter navegabilidade, a pessoa não pode se perder no site, deve ir de uma seção a outra de maneira prática. Ele precisa carregar rápido, hoje em dia as pessoas não têm paciência e querem informações rápidas. Faça o site responsivo, algumas empresas já têm a maioria das pessoas navegando com seus smartphones. Complementando, faça um trabalho de otimização de SEO ( Search Engine Optimization), trabalho que potencializa seu site ser localizado pelo Google e outros buscadores através de algumas práticas como uso correto de palavras-chave por exemplo.

marketing digital

2ª Dica: Gestão de Conteúdo é vital. Oferecer informações relevantes a seu público, dicas e algo interessante. Não fale apenas dos seus produtos e serviços. Isso cansa! Mantenha um relacionamento com o target. Uma dica legal é escolher imagens de Qualidade sempre, tanto para o site, como para os conteúdos.

(*) Neste artigo não irei falar de Redes Sociais. A Gestão de Conteúdo, por exemplo, pode usar alguma Rede Social como Facebook, mas isso seria tema para outro artigo.

3ª Dica: Site não anda sozinho. Há dois caminhos para impulsionar um site. Um deles é usar uma estratégia eficiente de Email Marketing. Sempre que seu site for atualizado, envia um email a seus prospects, colaboradores, parceiros e colegas da área. Uma dica é o uso do MailChimp, serviço gratuito de Email Marketing. Dica de Ouro: Não compre listas! Monte sua própria lista de email. O próprio MailChimp fornece um código para captura de emails em seu site.

Pela Mídia Digital, você pode colocar os dois anúncios ao mesmo tempo e avaliar qual teve o maior engajamento e investir mais nessa campanha.

4ª Dica: Caso tenha alguma verba, você pode optar por divulgar seu site em algum canal de Mídia Digital. São várias opções e cabe a você definir o que seria mais importante: levar as pessoas até seu site, mostrar sua empresa na hora das buscas no Google (veja como funciona o Google AdWords), gerar engajamento nas Redes Sociais, enfim, são inúmeros canais e objetivos. Essencial ter um bom Profissional de Mídia Digital para auxiliar com uma consultoria em relação ao investimento e quais canais digitais são mais adequados. Leia Mídia Digital, uma escolha consciente.

marketing digital

5ª Dica: Um trabalho de Web Analytics torna-se o termômetro de todo o trabalho. Ele que irá apontar como está o andamento do site, o desempenho das campanhas de Email Marketing ou Mídia Digital. Um bom trabalho de Web Analytics pode definir os próximos passos e mudar o que estava dando errado para um aprendizado que poderá levar sua empresa a alcançar os objetivos de Marketing Digital.

Esses são apenas 5 dicas, mas de importância vital para o Marketing Digital. Poderíamos enumerar alguns outros pontos, mas seguindo essas dicas, sua empresa têm grande chance de atingir resultados satisfatórios e lembre-se, paciência. Resultados não vêm do dia para a noite.